Açafrão da terra e melhoria da imunidade

Existem muitas bebidas com propriedades antioxidantes como chás, café e sucos. Uma planta frequentemente utilizada na comida e pouco usada em bebidas é o açafrão. Esta raiz contém compostos fenólicos antioxidantes denominados curcuminóides. Dentre os curcuminóides em destaque estão a curcumina (75%), demetoxicurcumina  (10 a 20%) e a bisdemetoxicurcumina (menos de 5%).

Os compostos acima possuem ação antiinflamatória e imunomoduladora. Curcuminóides aliviam a dor, acalmam o sistema digestivo, reduzem gases, protegem o fígado, reduzem a neuroinflamação e inibem vírus. Existem estudos mostrando a inibição do vírus da dengue, zika e chikungunya pelos curcuminóides (Balasubramanian et al., 2019; Mounce et al., 2017).

Você pode utilizar o açafrão em pratos como feijão, verduras refogadas, arroz e peixes. Pode também usá-lo em bebidas como no exemplo a seguir.

turmeric-milk-golden-milk-recipe-img-12.jpg

Bebida antioxidante dourada

Misture:

  • 200 ml de leite ou leite vegetal

  • 1 colher de chá de açafrão (cúrcuma) em pó

  • 1 pau de canela

  • 1 colher de chá de mel

  • gengibre fresco ralado

  • 1 pitada de pimenta

Pode ser consumida quente ou fria.

Aprenda mais sobre os alimentos e suas propriedades nos cursos 100% online. Conhecimento é poder!

Suplementação de curcumina

Para quem odeia açafrão uma boa opção é a suplementação de curcumina, na dosagem de aproximadamente 3mg/Kg/dia. Para melhor absorção o nutricionista associará a curcumina prescrita com piperina.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/