Melhore a absorção da curcumina (presente no açafrão) para maior efetividade

O açafrão-da-terra também conhecido como cúrcuma é uma especiaria indiana utilizado há milênios tanto na culinária quanto na medicina Ayurvédica. Seu principal componente, a curcumina, dá à raiz sua coloração amarelada e também suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. 

Estudos recentes mostram que o poder da curcumina é tamanho que seu uso é capaz de prevenir doenças como câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite e problemas cardiovasculares.

Além disso pacientes com problemas neurológicos (doenças de Parkinson, Alzheimer, autistas, síndrome de down) beneficiam-se do uso do açafrão já que a curcumina é capaz de reduzir a formação de placas beta-amilóides, as quais aumentam a perda de neurônios.

O açafrão pode ser utilizado diariamente na comida contudo há um problema: a curcumina não é muito bem absorvida. Quando a mesma é suplementada deve ser associada à piperina. Já no alimento pode ser associada à pimenta vermelha, à óleos (oliva, coco, linhaça) ou à quercetina (presente em cebolas, maçãs, brócolis, espinafre, couve e chicória). 

Lembro também que a curcumina é extremamente sensível ao calor. Por isto, adicione o açafrão apenas ao final da preparação. 

Meu curso completo sobre alimentação e suplementação na Síndrome de Down está disponível no Udemy. Clique aqui para acessar.

Mais:

+ Curcumina no tratamento da malária cerebral

+ Açafrão da terra no tratamento de pacientes HIV+

+ Cúrcuma no tratamento do câncer e diabetes

Marcou uma consulta? Não esqueça de preencher:

+ Formulário pré-consulta

Dra. Andreia Torres - CRN 1685/1

 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.