Remédios naturais para a tosse

Confesso que deveria ter comprado uns remedinhos pois peguei resfriado de uma amiga e fiquei tossindo umas duas semanas. Péssimo para quem dá tanta aula como eu. Mas como estava me sentindo bem optei pelas opções naturais de sempre. Passou mas ontem fui ao supermercado e vi um monte de gente tossindo. Segue então uma lista poderosa de compostos com propriedades antiinflamatórias e calmantes: 

Gengibre - Esta raiz nativa da Ásia possui propriedades antibacterianas. Compostos bioativos como o gingerol são responsáveis por seus efeitos antiinflamatórios. Chás com gengibre são ótimas opções para o alívio da mucosa do esôfago. 

Mel - Quase não uso pois raramente adoço algo mas existem evidências de que seus compostos bioativos reduzem o muco e a frequência da tosse (Oduwole et al., 2012). Recomendação: 1 a 2 colheres de sopa/dia.

Açafrão - um dos condimentos antiinflamatórios mais potentes (Tyagi et al., 2015). Ajuda a combater a dor. A curcumina possui propriedades antibacterianas e anticancerígenas. O uso de 1 colher de chá de açafrão por dia na comida, preferencialmente com pimenta é eficiente e fácil de ser conseguido. 

Suplementos probióticos - reduz infecções por bactérias patogênicas, trata a disbiose e reduz a inflamação (Foye et al., 2012).

N-acetil cisteína - suplemento antioxidante que contribui para a destoxificação, facilitando a expectoração. Muito usado em casos de bronquite e outras doenças respiratórias (Cazzola et al., 2015).

Água - descanso e hidratação são fundamentais para a recuperação. Falar menos, beber mais água, água de coco e chás antiinflamatórios ajuda também.

Vitamina D - estudos mostram uma relação entre a carência de vitamina D e infecções respiratórias. Apesar de vivermos em um país ensolarado estudos mostram que a dosagem de muita gente fica abaixo de 30 ng/mL, o que indica necessidade de suplementação (Nseir et al., 2012).

Se não houver melhoria procure um médico. Muitas doenças manifestam-se com tosse incluindo alergias, refluxo, sinusite, bronquite, asma, pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência ventricular esquerda e câncer de pulmão. Na dúvida sempre busque ajuda. E claro, mantenha seus exames anuais em dia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!