Benefícios do açafrão

Açafrão, o principal ingrediente do curry é um dos mais potentes condimentos antiinflamatórios. Existem mais de 9.000 artigos publicados acerca dos potenciais benefícios do açafrão ou da curcumina (um de seus compostos ativos) na saúde. 

Algumas pesquisas alegam que o uso do açafrão pode ser mais efetivo inclusive do que drogas antiinflamatórias, antidepressivos, anticoagulantes e antipiréticos. Uma grande vantagem do uso do açafrão é sua segurança. Efeitos colaterais são observados exclusivamente quando as doses utilizadas são extremamente altas.

Um estudo com 60 voluntários diagnosticados com depressão comparou o uso da fluoxetina, curcumina ou fluoxetina (Prozac) + curcumina. O resultado? A curcumina foi tão eficiente no manejo da depressão quanto a curcumina (Sanmukhani et al., 2014). 

Já um estudo publicado no jornal científico Oncogene mostrou as potentes ações antiinflamatórias da curcumina, ainda maiores do que as de medicamentos como aspirina e ibuprofeno. A inflamação aumenta o risco de várias doenças como colite ulcerativa, câncer, artrite, aterosclerose, diabetes e dor crônica. 

Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças. Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/