Açafrão é um condimento interessante para adultos fazendo uso de antidepressivos

No Episódio 23 do Podcast comentei sobre a efetividade do uso do açafrão no tratamento da depressão. Recomenda-se o consumo de 1/2 colher de chá ao dia. A curcumina do açafrão possui atividade antioxidante e antiinflamatória protegendo as células do cérebro. 

A depressão é uma doença complexa. Por isto, várias abordagens devem ser utilizadas simultaneamente como atividade física, psicoterapia, nutrição adequada e uso de antidepressivos. Apesar da importância das drogas em muitos casos, as mesmas possuem uma série de efeitos colaterais. Desta forma, a administração e uso deve ser monitorada adequadamente por psiquiatras. As disfunções sexuais, por exemplo, fazem parte da gama de efeitos colaterais comuns advindos do uso dos antidepressivos, o que pode impactar negativamente a qualidade de vida, as relações, a autoestima e a recuperação de adultos. 

Estudos mostram que mulheres com libido reduzida e homens com disfunção erétil induzida pelo uso do prozac beneficiam-se com o uso de açafrão. O uso de 15 mg de açafrão por 4 semanas restaura a função sexual em grande parte dos indivíduos (Modabbernia et al., 2012; Kashani et al., 2013). 

Suplementos de curcumina

Existem também suplementos manipulados como o Curcuvail. Caso precise de ajuda com dosagens e modificação alimentar marque aqui sua consultoria nutricional online.

Mais sobre os efeitos positivos nos alimentos no curso online "Alimentos Funcionais".

Conheça também meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags