Pessoas mais velhas respondem menos às vacinas

Uma certa proporção de pacientes não consegue reagir às vacinas de rotina e a falta de resposta aumenta com a idade (Franceschi & Santoro, 2019). Em indivíduos mais velhos, a vacinação com uma nova vacina está associada à baixa ou falta de resposta. Para melhorar a resposta à vacina (como a da gripe), a inflamação precisa ser controlada.

Para tanto, a manutenção do peso saudável é fundamental, assim como o consumo de alimentos ricos em resveratrol (uvas roxas e vermelhas, amoras, mirtilo), zinco (semente de abóbora, kefir, castanhas, ostras, carangueijo) e flavonóides (frutas, verduras e chás) (Xia et al., 2016).

O intestino também precisa estar funcionando de forma saudável. Sobre este tema clique aqui:

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags