Nutrição e o envelhecimento

O Dr. Eric Ravussin busca marcadores biológicos que possam representar os efeitos de aumento da longevidade com a restrição calórica. Ele iniciou um estudo, em fevereiro de 2007, analisando 240 pessoas. Até o momento, a conclusão é de que as células da pessoa que está sob restrição calórica têm maior qualidade, apresentando mais mitocôndrias e menos estresse oxidativo.

Em relação ao período de início desta restrição, o Dr. Eric informou ser melhor iniciá-la o mais cedo possível, mas nunca antes da puberdade. “Não temos dados sobre seres humanos, mas sabemos que em países como o Japão, onde a população chega facilmente aos 100 anos de idade, a alimentação é de baixa caloria”, informou o Dr. Eric.

Fonte: http://www.abeso.org.br/cbo2007/imprensa/noticia2.htm

Mais:

+ Dietas antienvelhecimento emagrecem (podcast)

+ Comendo menos se vive mais

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!