Vitamina K diminui resistência à insulina em idosos

Estudo mostrou que a suplementação de vitamina K diminuiu o desenvolvimento de resistência à insulina em idosos não diabéticos. A insulina é um hormônio importantíssimo por facilitar a entrada de glicose em nossas células para a conversão em energia. A resistência à insulina juntamente com a obesidade abdominal aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças do coração.

A vitamina K é estocada em nosso organismo principalmente no tecido adiposo. Porém, quando existe um excesso de gordura corporal a vitamina K pode não conseguir ser liberada prontamente para o metabolismo da glicose. Apesar de no estudo, publicado na edição de novembro da revista Diabetes Care, terem sido utilizados suplementos os autores acreditam que estes não são necessários visto que as mesmas doses podem ser consumidas com uma dieta rica em alimentos como brócolis e vegetais verde escuros.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.