Dieta retarda o declínio cognitivo em idosos

A atividade física e o treinamento cognitivo estão entre as estratégias destinadas a prevenir ou retardar o declínio cognitivo em idosos. Agora, um estudo da Universidade do Sul da Flórida  mostrou que uma dieta rica em  nutrientes ricos em antioxidantes e outros componentes naturais ajuda a aumentar a velocidade com que os cérebros de adultos mais velhos processam informações. Os pesquisadores Paula Bickford e Brent Small desenvolveram e administraram um suplemento contendo extratos de mirtilo e chá verde (alimentos antioxidantes, ricos em polifenóis) combinados com vitamina D3 e aminoácidos a um grupo de adultos saudávei, com idades entre 65-85 . 

O estudo de dois meses avaliou os efeitos da fórmula sobre o desempenho cognitivo destes adultos mais velhos, sem problemas de memória previamente diagnosticados.  Dentre os voluntários, 52 receberam o suplemento e 53 receberam uma substância placebo.Os participantes de ambos os grupos passaram por uma bateria de testes de memória antes e depois das intervenções. Depois de dois meses, o grupo suplementado teve melhoria na velocidade de processamento de informações.Outros estudos já haviam mostrado que alimentos antioxidantes ricos em polifenóis retardam o estresse oxidativo e a inflamação relacionadas ao envelhecimento.  Outros estudos clínicos serão realizados para que os efeitos deste estudo sejam melhor compreendidos.

Referência: Brent Small, Kerri Rawson, Christina Martin, Sarah Eisel, Cindy D Sanberg, Cathy McEvoy, Paul Sanberg, R. Douglas Shytle, Jun Tan, Paula C Bickford. Nutraceutical Intervention Improves Older Adults’ Cognitive Functioning. Rejuvenation Research, 2013.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags