Idosos saudáveis possuem intestino saudável

Intestino e cérebro estão conectados de várias formas: pelo nervo vago, por vasos linfáticos e também por substâncias que passam pelo sangue e sinalizam o que está acontecendo com os tecidos. Estudos mostram que um intestino inflamado gera mais neuroinflamação e maior risco de acúmulo de placas beta-amilóides e Alzheimer.

Intestino-cerebro.png

Como envelhecer com saúde?

Essa pergunta é tão importante quanto difícil de ser respondida. Sabemos que estilo de vida é tão crucial quanto a genética, mas não o quê, exatamente, faz a diferença entre uma velhice difícil e uma velhice saudável. Na China, um estudo mostrou que os idosos com saúde acima da média tem um conjunto de bactérias intestinais (microbiota) quase idêntico ao de pessoas na faixa etária dos 30 anos (Bian et al., 2017)

Normalmente, conforme uma pessoa envelhece menor se torna a diversidade de bactérias boas (probióticas) no intestino). É neste momento que as bactérias oportunistas, causadoras de doenças, ganham espaço.  Mas a queda na biodiversidade do intestino não precisa ser obrigatória. A dieta saudável, rica em frutas, hortaliças, fibras, micronutrientes e a reposição de probióticos em momentos chave preserva a saúde intestinal, reduz a produção de toxinas e a inflamação do tecido.

Um intestino saudável é muito importante para a saúde de todo o corpo e do cérebro. Contudo, com o envelhecimento a colonização probiótica vai se reduzindo em diversidade e quantidade. Restaurar a integridade intestinal é muito importante pois previne a entrada de substâncias alergênicas, toxinas e patógenos na corrente sanguínea.

Uma barreira intestinal comprometida aumenta o risco de doenças autoimunes, inflamação crônica, obesidade, depressão, questões neurológicas e neurodegenerativas. Estudo aleatorizado publicado em 2022 mostrou que a suplementação da mistura probiótica (Lactobacillus paracasei HII01, Bifidobacterium breve e Bifidobacterium longum) reduz a hiperpermeabilidade intestinal, melhora o perfil lipídico, diminui o índice de obesidade (Chaiyasut et al. 2022).

Aprenda mais sobre o intestino e a suplementação de probióticos no curso online de modulação da microbiota intestinal.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/