Alimentação saudável previne cegueira em idosos

glasses1.jpg

Um novo estudo revela que alimentos como alcachofras, amoras e pistache podem reverter a principal causa de cegueira em adultos de países desenvolvidos: a degeneração macular. Os antioxidantes presentes nestes alimentos previnem e até restauram as lesões em fotoreceptores da retina.

De acordo com a química, Dra. Heidi Vollmer-Snarr (foto), da Universidade Brigham Young, a A2E (composto sintetizado a partir da vitamina A), pode entrar em contato com radicais livres, alterando a produção de energia nas mitocôndrias, o que prejudica por fim a manutenção e limpeza dos fotoreceptores da retina com possível destruição das células visuais. Os antioxidantes utilizados na pesquisa inibiram estes efeitos da A2E, sugerindo que o dano é mediado pelo estresse oxidativo.

Conclusão: Na pesquisa o consumo de antioxidantes conseguiu amenizar ou mesmo reverter os danos.

Estratégia: Frutas e hortaliças são as principais fontes de substâncias com poder antioxidante e por isto devem ser consumidas abundantemente. A recomendação do Ministério da Saúde é de cerca de 5 porções ou 400 gramas destes alimentos diariamente. Outro nutriente importante no combate ao estresse oxidativo é o zinco, presente em cereais integrais, o selênio, presente em castanhas e a vitamina E, disponível no azeite de oliva e no óleo de canola, dentre outros.

Para saber mais:

Assista à entrevista com a Dra. Heidi Vollmer-Snarr (em inglês):

http://www.ksl.com/?nid=148&sid=4057440

Acesse o site da Universidade Brigham Young:

http://byunews.byu.edu/archive08-AUG-antioxidants.aspx

Ou o artigo publicado no Journal of Biological Chemistry:

http://www.jbc.org/cgi/reprint/M800706200v1

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/