Triste notícia sobre o chocolate

De acordo com o mais recente estudo sobre o chocolate, publicado esta semana no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo do alimento pode enfraquecer os ossos! O estudo não sanou todas as dúvidas sobre o desencadeamento da osteoporose e, o consumo de chocolate parece ser apenas um dos fatores que precipitam a doença. Outros incluem o estilo de vida, o consumo de cálcio durante a vida, a prática de atividade física e o tabagismo. Neste estudo, 1001 mulheres com idade superior a 70 anos responderam a questionários sobre o consumo de chocolate (incluindo bebidas). A densidade óssea foi avaliada por ultrassom, tomografia computadorizada e Raio-X.

Na análise dos cientistas o aumento do consumo de chocolate esteve associado com menor massa óssea. Mesmo acredita-se na necessidade de outros estudos que confirmem este achado. Mesmo sem resultados conclusivos o consumo de chocolate não deve ser alto em nenhuma faixa etária já que o alimento também é rico em gordura e açúcar, o que pode favorecer o aumento de peso e a elevação dos triglicerídeos. O ideal é consumir chocolates sem leite e com o mínimo de açúcar como as marcas com alto percentual de cacau. Outra opção é usar o cacau em pó para fazer receitas em casa.

Para ler o artigo na integra:

Hodgson JM, Devine A, Burke V, et al. Chocolate consumption and bone density in older womenAmerican Journal of Clinical Nutrition, 2008; 87:175-180.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.