Mousse de chocolate sem ovo, sem leite e sem açúcar

Há, eu gosto de doces. E com banana congelada dá para inventar um monte deles. Que tal experimentar um mousse de chocolate vegano. Prometo: fica uma delícia. Seguem duas receitas:

Mousse de chocolate.jpg

Também dá para fazer eu mousse vegano sem abacate. 

  • 100 g de chocolate 70% cacau
  • 150 ml de Aquafaba (líquido de cozimento de leguminosas, substitui o ovo nas receitas)

Modo de preparo:

  1. Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o lentamente em banho-maria.
  2. Enquanto o chocolate derrete bata a aquafaba numa batedeira (eu usei a água na qual cozinhei o grão de bico) até que fique parecendo “claras em neve”. Demora uns 5 minutos. 
  3. Misture ¼ de aquafaba batida com o chocolate. Depois misture o restante para uma consistência homogênea.
  4. Coloque em taças e leve para a geladeira. Consuma em até 4 dias.

Para fazer a aquafaba:

Deixe a leguminosa de noite à noite. Pode ser grão de bico, lentilha, ervilha, soja... No dia seguinte descarte a água e coloque o grão na panela de pressão. Cubra com nova água. Cozinhe e depois desligue o fogo. Eu coei o grão de bico que usei para fazer homus. A água que sobrou pode ser usada em receitas que classicamente utilizam ovo na composição.

*1 ovo = 3 colheres de sopa de aquafaba

Aprenda mais nos cursos online: andreiatorres.com.br

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!