Varie as marcas de azeite

O azeite de oliva é uma excelente fonte de compostos antioxidantes benéficos à saúde. Seus polifenóis conferem ao óleo um sabor diferenciado e ainda ajudam na prevenção de doenças  cardiovasculares e inflamatórias.

O ideal é comprar um produto extravirgem com acidez menor que 0,80%, vendido em embalagem de vidro escuro para melhor preservação. Também é importante variar as marcas. Para além da questão da adulteração do azeite no Brasil diferentes marcas possuem diferentes substâncias protetoras. 

Talhaoui e colaboradores (2016) analisaram a quantidade de 33 diferentes compostos fenólicos em azeitonas e 20 compostos em diferentes marcas de 6 marcas de azeites espanhóis e viram que cada uma possuía concentrações distintas de antioxidantes. A marca Picual foi a campeã mas todas as marcas podem ser utilizadas de forma intercalada para maiores benefícios.

Screen Shot 2018-03-28 at 10.25.37 AM.png

Também é importante olhar a data de fabricação do azeite no momento da compra pois quanto mais velho o produto menos compostos fenólicos terá.

O ideal é consumir o azeite dentro do primeiro ano de validade. Saiba mais sobre a seleção do azeite:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/