Dieta sem gordura emagrece?

Como todos sabem, as gorduras ou lipídios são essenciais à nossa saúde. Uma dieta saudável deve ser constituída por até 30% de lipídios de boa qualidade presentes em alimentos como azeite, óleos vegetais, açaí, abacate, nozes e castanhas.

Além disso existem evidências de que as dietas com lipídios favorecem o emagrecimento. Cientistas relataram na edição de outubro do Journal of Lipid Research que quando nos exercitamos após a ingestão de uma dieta rica em gorduras, nosso estoque de células adiposas é quebrado e oxidado no músculo esquelético, nos tornando mais saudáveis.

Os resultados da pesquisa mostram pela primeira vez como uma dieta rica em gordura associada ao exercício estimula a quebra dos lipídios. A gordura é quebrada dentro das células adiposas afim de gerar energia, em um processo conhecido como lipólise. Os ácidos graxos resultantes vão para a corrente sanguínea e se dirigem aos tecidos que requerem energia. Em indivíduos obesos, o excesso de gordura acumulado prejudica a lipólise. Indivíduos com excesso de peso também têm uma resposta alterada aos hormônios do estresse epinefrina e norepinefrina no tecido subcutâneo.

A equipe do pesquisador Max Lafontan investigou como a gordura é quebrada em indivíduos magros e em indivíduos obesos que se exercitavam após uma dieta rica em gorduras. A equipe notou que após o consumo da dieta rica em gorduras, os lipídios começavam a ser quebrados. Já quando os indivíduos encontravam-se em jejum a quebra de gordura foi mais pronunciada em indivíduos magros do que naqueles que precisavam perder peso, porém a dieta rica em gordura aumentou a lipólise nos obesos.

Ou seja, não tente excluir toda a gordura da sua dieta, isto poderá prejudicar o funcionamento de seu intestino, a produção de hormônios, a saúde da sua pele e também tornará o emagrecimento mais lento. Apenas troque as gorduras menos saudáveis (presentes nos alimentos processados e nos alimentos de origem animal) por óleos mais saudáveis, presentes nos alimentos de origem vegetal.

Para saber mais:

Jan Polak, Cédric Moro, David Bessière, Jindra Hejnova, Marie A. Marquès, Magda Bajzova, Max Lafontan, Francois Crampes, Michel Berlan, and Vladimir Stich. Acute exposure to long-chain fatty acids impairs 2-adrenergic receptor-mediated antilipolysis in human adipose tissue. J. Lipid Res. 2007 48: 2236-2246. First Published on July 11, 2007.

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!