Azeite de Oliva extra-virgem

gettyimages-464433694.jpg

O azeite de oliva é um alimento importante uma vez que fornece ácidos graxos (gorduras) boas e, também possui propriedades antiinflamatórias. Agora, um grupo de cientistas da Universidade de Granada (Espanha) mostraram um poder antioxidante do azeite extra virgem. Para outros trabalhos sobre o efeito antioxidante do azeite os pesquisadores recomendam o uso do método ABTS.

Outros benefícios do azeite de oliva

  • Controle do colesterol LDL ("ruim");

  • Diminuição da incidência de pedras na vesícula;

  • Redução do risco de câncer de cólon.

Componentes do azeite de oliva (Serreli, & Deiana, 2020)

QUAL AZEITE COMPRAR?

O azeite extra-virgem é o mais saudável dentre as possíveis variedades, visto que sofre menos processamento, sendo extraído logo na primeira prensagem das azeitonas. Possui mais compostos fenólicos e por isto traz maiores benefícios à saúde. O ideal é comprar um produto com acidez abaixo de 0,8 e em vidro escuro para melhor preservação das substâncias antioxidantes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/