Crianças devem consumir leite?

"Meu filho deve consumir leite?" A resposta dependerá de vários fatores:

Bebês: O leite é um alimento importantíssimo para o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos. Cada espécie animal produz o leite específico para sua prole. Assim, o leite materno deveria ser a única escolha até os 4-6 meses, continuando a ser oferecido juntamente com outros alimentos até os 2 anos de idade.

Crianças maiores e adultos: em algumas culturas, após o desmame o leite materno é substituído pelo leite de outras espécies como o leite de vaca ou cabra. Isto não é obrigatório. Os índios dos diversos continentes não faziam uso de laticínios e mesmo assim não sofriam de osteoporose. Já os índios modernos expostos à facilidades de alimentação e urbanização tem um maior risco de osteoporose em decorrência de um maior consumo de açúcar, proteína animal e também de uma menor exposição ao sol. Isto porque os açúcares simples e o excesso de proteína fazem com que a excreção de cálcio pelo nosso organismo aumente. Além disso, quando somos expostos por 15 minutos ao sol, sem o uso de protetores solares, fabricamos a vitamina D, hormônio que aumenta a captação de cálcio no intestino. Assim, se quiser proteger seu filho e a si mesmo consuma menos carne, menos açúcar e pratique atividades ao ar livre diariamente.

Se a dieta de sua família for a base de leite e produtos a base de leite, como queijo, pizza, iogurte, biscoito, bolo, sorvete etc, você certamente achará difícil se distanciar deste hábito. Decida o que é melhor lendo os prós e contras:

- Contra: os leites de vaca, cabra e outros animais possuem proteínas do tipo beta, que não são digeridas por seres humanos. Estas proteínas geralmente passam intactas para as fezes. Porém quando a barreira intestinal encontra-se muito permeável, como em crianças abaixo de 2 anos, em indivíduos em uso prolongado de antibióticos e outros medicamentos e durante e após episódios de diarréia, estas proteínas podem ser absorvidas causando alergias, infecções respiratórias de repetição, aumento da produção de muco, dentre outros sintomas. Pesquisadores também relatam que o consumo de leite integral pode aumentar o risco de obesidade, câncer e doenças coronarianas, em decorrência de seu alto conteúdo de gorduras saturadas.

- Prós: Pesquisadores a favor do uso dos laticínios relatam que estes alimentos podem fazer parte de uma dieta saudável, por serem ricos em cálcio e proteínas e propiciarem uma diversificação da dieta. Em adultos os laticínios deverão ser do tipo light ou desnatado para evitar o consumo exagerado de gorduras. Já as crianças só devem fazer uso de laticínios desnatados quando indicado por nutricionista. E atenção! Leite desnatado NUNCA deve ser utilizado por crianças abaixo de 2 anos visto que estas precisam de uma maior quantidade de gordura no organismo, principalmente para o desenvolvimento do sistema nervoso. Uma grande preocupação dos pesquisadores sempre foi a de que o consumo de leite e leite achocolatado poderia proporcionar um maior ganho de peso em crianças porém um estudo publicado na edição de abril do Journal of the American Dietetic Association, realizado com 7557 crianças e adolescentes, de 2 a 18 anos, mostrou que o leite pode ser uma alimento importante na dieta. As crianças e adolescentes que ingeriram leite tiveram um melhor consumo de vitamina A, cálcio, fósforo, magnésio e potássio do que o grupo que não fazia ingestão de leite. Além disso, o peso destes indivíduos foi igual ou até menor do que o grupo que não fazia uso dos laticínios.

O artigo do Journal of the American Dietetic Association, foi publicado na edição de 2008; volume 108, páginas 631-639. Para saber mais, clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/