8 copos de água

Muitas pessoas perguntam de onde vem a recomendação de ingestão de 8 copos de água por dia. Eu, sinceramente desconheço de onde surgiu este valor. O que os nutricionistas utilizam na prática para adultos é a quantidade de 1 ml para cada caloria consumida, com ajustes quando necessário. Agora, 2 pesquisadores da Universidade de Pensilvânia, nos EUA, os doutores Dan Negoianu e Stanley Goldfarb, também intrigados com estas quantidades, chegaram a conclusão de que o valor de 8 copos é totalmente arbitrário, e que, talvez nem seja tão necessário e benéfico assim.

É certo de que o consumo de água é fundamental para nos livrar de produtos tóxicos, para a manutenção da saúde das células e dos processos metabólicos em geral e para a manutenção da vida. Seres humanos não conseguem sobreviver muitos dias sem líquidos porém, existem poucas pesquisas demonstrando efeitos positivos com o consumo de mais fluidos extras. Os dois pesquisadores resolveram analisar os estudos clínicos sobre o tema e encontraram que indivíduos que vivem em climas quentes, secos e pessoas que perdem mais líquidos diariamente, como pacientes fazendo uso de diuréticos e atletas, precisam de mais água. Contudo, eles não encontraram qualquer evidência de que pessoas saudáveis, que não se encaixem nas categorias acima precisem ingerir 8 copos ou mais de água ao dia. O estudo também indicou que a água deve ser ingerida em pequenas quantidades ao longo do dia. Isto porque quando bebemos grandes volumes de uma vez a água é excretada rapidamente enquanto a água que é ingerida gradualmente e vagarosamente se mantém no corpo mais tempo.

Um estudo mais antigo, do ano 2003, havia demonstrado, contudo que ingerir menos de 8 copos ao dia poderia resultar em desidratação. Neste estudo, alunos que ingeriram quantidades entre 8 e 12 copos de água ao dia relataram maiores níveis de bem estar.

Artigo mais recente: Dan Negoianu & Stanley Goldfarb. Just Add Water. J. Am. Soc. Nephrol., 2/04/2008. doi:10.1681/ASN.2008030274

Artigo mais antigo: Experimental Biology 2003, April 11-15, 2003, San Diego, California Abstract 204.4. Fonte: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2003/05/07/water-part-four.aspx

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.