Consumo excessivo de leite

Já discutimos em outros posts os pontos positivos e negativos do consumo de leite. Porém como recebo muitas perguntas sobre o tema gostaria de reforçar mais alguns pontos.

O principal problema do consumo do leite é seu consumo exagerado em relação a outros que protegeriam nosso organismo contra agentes agressores como vírus, bactérias, antibióticos, agrotóxicos, metais pesados e substâncias agressoras do próprio leite de vaca. O leite de vaca possui a proteína beta-lactoglobulina não digerida no nosso organismo além de quantidades elevadas da proteína caseína, que é de difícil digestão.

O leite de vaca possui também muitas (cerca de 25) frações protéicas alergênicas. Além da proteína do leite de vaca não ser bem aproveitada, o cálcio do leite de vaca também não é bem utilizado porque não existem outros nutrientes necessários no leite de vaca que fariam este cálcio ser bem aproveitado. Então ninguém pode beber leite? Não é bem assim. O problema é que bebemos leite, iogurte, vitamina, comemos queijo, requeijão, bolo, pudim, chocolate, pão de queijo e muitos outros produtos que contém leite. O consumo é então altíssimo ao contrário do consumo de verduras, legumes e frutas necessários para equilibrar nossa dieta e manter nossa saúde. Este equilíbrio, tão fundamental em todas as áreas da vida, também deve ser buscado em nossa alimentação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.