Manga com leite - isso é saudável?

Watermelon-and-Mango-Smoothie.jpg

Dentre todos os tipos de vitamina a de manga é minha favorita mas você provavelmente já ouviu falar que esta não seria uma boa combinação. Você já tomou vitaminas de frutas (essa e outras) sem nunca ter passado mal. Na verdade, este dizer começou no Brasil na época das colônias. Como o leite era caro os senhores de engenho diziam aos escravos para não misturarem a manga (que era abundante) com o leite (que era raro). Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras.

Mas esta preocupação de não misturar frutas com leite não é exclusiva do Brasil. Quando fui a Cuba pedi uma vitamina em uma lanchonete e o dono da loja me disse que eu não deveria tomar pois não me faria bem. Como é para você? Estas misturas afetam o funcionamento do seu corpo de forma positiva ou negativa?

O Ayurveda, medicina tradicional indiana, tem uma disciplina que se chama Viruddha Ahara, ou incompatibilidade de alimentos (viruddha), na qual desaconselha a combinação de certos alimentos que são mutuamente incompatíveis. De acordo com a literatura ayurvédica, a interação entre esses alimentos pode causar distúrbios sistêmicos no corpo, incluindo impotência, cegueira, insanidade, infertilidade e doenças intestinais, tosse e alergias.

De acordo como Ayurveda, frutas como banana, morango, mirtilo abacaxi, lima e laranja produzem calor na digestão. Mas o leite, por outro lado, tem um efeito refrescante. Quando o leite e essas frutas são consumidos juntos, suas qualidades mutuamente opostas podem apagar o fogo digestivo. Isso, por sua vez, pode causar um desequilíbrio na flora intestinal, aumentando a produção de toxinas (ama). Frutas ácidas também talham o leite. Já frutas doces como manga, uva passa e tâmaras não teriam tanto problema. É lógico, se você não se dá bem com o leite, batê-lo com qualquer fruta não será muito legal. Por isso, observe como se sente após o consumo deste tipo de mistura. Sua digestão é fácil ou difícil, o alimento cai bem ou mal, seu estômago ou intestino reclamam de algo? Conhecendo bem seu corpo conseguirá adaptar esta recomendação a sua individualidade bioquímica.

Mas não é só leite com frutas que precisam de observação. Laticínios muitas vezes são misturados com carnes. Você provavelmente já comeu hamburguer com queijo, pizza com presunto, coxinha com catupiry, estrogonofe... O que acontece é que o cálcio do leite, queijo e iogurte inibem a absorção do ferro presente em vários alimentos. Com isso, o risco de anemia aumenta. O  Ayurveda desaconselha ainda a combinação de carnes com produtos lácteos já que a digestão de dois alimentos tão pesados, tão cheio de compostos complexos como proteínas e gorduras pode sobrecarregar o funcionamento do corpo.

Para saber mais sobre o Ayurveda conheça o curso online:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags