Massagem emagrece?

Esta é uma pergunta bem frequente de leitores do blog. Bom, a verdade é cruel: massagem não emagrece. O que emagrece é consumir menos calorias do que se gasta. A massagem, ao contrário do exercício físico, não aumenta o consumo de oxigênio nem a produção de ácido lático, não tendo efeito sobre os depósitos de gordura. Então, massagem não tem benefícios? Também não é assim. Estudos mostram que as diferentes técnicas podem melhorar a imunidade pela estimulação dos linfócitos T, ter efeito calmante (o que pode indiretamente contribuir para a redução da compulsão alimentar), reabsorver líquidos e auxiliar a excreção de toxinas (você poderá até ver uma diminuição do peso na balança, porém esta é devida à diminuição do edema e não à maior quebra de gordura), e até melhorar o funcionamento intestinal (o que dá uma sensação de bem estar e desincha a barriga).
Ou seja, você pode fazer massagens como auxiliar no tratamento para a perda de peso mas não há como fugir da única regra que funciona: comer menos e movimentar o corpinho!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In