Massagem emagrece?

Esta é uma pergunta bem frequente de leitores do blog. Bom, a verdade é cruel: massagem não emagrece. O que emagrece é consumir menos calorias do que se gasta. A massagem, ao contrário do exercício físico, não aumenta o consumo de oxigênio nem a produção de ácido lático, não tendo efeito sobre os depósitos de gordura. Então, massagem não tem benefícios? Também não é assim. Estudos mostram que as diferentes técnicas podem melhorar a imunidade pela estimulação dos linfócitos T, ter efeito calmante (o que pode indiretamente contribuir para a redução da compulsão alimentar), reabsorver líquidos e auxiliar a excreção de toxinas (você poderá até ver uma diminuição do peso na balança, porém esta é devida à diminuição do edema e não à maior quebra de gordura), e até melhorar o funcionamento intestinal (o que dá uma sensação de bem estar e desincha a barriga).

Ou seja, você pode fazer massagens como auxiliar no tratamento para a perda de peso mas não há como fugir da única regra que funciona: comer menos e movimentar o corpinho!

Saiba mais no curso online: Nutrição & Estética

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags