Silício orgânico: pra que serve?

A essencialidade do silício (Si) na saúde humana é apoiada por um crescente corpo de evidências. Estudos epidemiológicos demonstraram que consumo de silício melhora a densidade óssea, prevenindo a osteoporose. Além disso, o Si em quantidades adequadas pode diminuir o risco de doença de Alzheimer e melhorar o aspecto da pele, cabelo e unhas (Prescha, Zablocka-Slowinska & Grajeta, 2019).

O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre e o terceiro oligoelemento mais abundante do corpo humano, presente no sangue como ortosilícico. É utilizado em cosméticos que visam a prevenção de rugas, melhoria do aspecto de unhas e cabelo, além de cicatrização. Atua estimulando os fibroblastos, hidroxiprolina e aminoácidos. Está presente em alimentos como aveia, espinafre, feijão verde, arroz integral, arroz negro. Conforme envelhecemos observa-se uma diminuição na absorção e quantidade de silício no corpo. Por isso, a suplementação é uma opção.

OUTROS NUTRIENTES IMPORTANTES PARA A SAÚDE E ESTÉTICA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/