5 estratégias para redução da flacidez da pele

Peelings, tratamentos a laser ajudam a pele a ficar mais bonitas. Mas não são para toda hora. No dia a dia adote estas 5 estratégias fáceis para uma pele muito mais bonita:

1) Consuma colágeno - o colágeno estimula fornece aminoácidos que estimulam receptores de fibroblastos, células que sintetizam proteínas de sustentação ( colágeno e elastina). O colágeno também aumentar a produção de ácido hialurônico, fundamental para a hidratação a pele. Mas os colágenos não são todos iguais e explico sobre isto neste vídeo:

2) Faça musculação para redução da flacidez da pele do corpo. Um estudo avaliou os efeitos do exercício de resistência (3 dias/semana) combinado com a suplementação de 15g de peptídeos de colágeno. Após 12 semanas, mulheres na pré-menopausa aumentaram a massa magra, melhoraram a composição corporal, ganharam força, em relação a mulheres que malharam mas não tomaram o suplemento de colágeno (Jendricke et al., 2019). O combinação também melhorar a densidade mineral óssea (König et al., 2018).

3) Aumente o consumo de água -  a pele hidratada não só fica mais macia e bonita, mas também mais protegida contra as agressões externas do dia a dia.

4) Aumente o consumo de antioxidantes - radicais livres (RL) desestabilizam as membranas de células, danificam mitocôndrias e o próprio material genético (DNA), acelerando o envelhecimento e aumentando o risco de mais de 40 doenças, incluindo o câncer de pele. Também deixam a pele mais flácida. Por isso, capriche no consumo de antioxidantes que neutralizam RL. Alimentos ricos em vitamina A, carotenóides, vitamina C, vitamina E e selênio são fundamentais.

5) Evite a glicação - Os sinais de envelhecimento da pele são resultado da diminuição e desestruturação do colágeno, das fibras elásticas e do ácido hialurônico. Este processo é acelerado pela glicação: uma reação não enzimática entre proteínas, gorduras e açúcares (glicose e frutose). Neste processo são formados AGEs (produtos finais da glicação avançada) que degradam o colágeno e a elastina. Saiba mais:

O colágeno pode ser combinado com outros suplementos

As dosagens variam de pessoa para pessoa, dependem da fase da vida, da quantidade de exercício realizada, dos sintomas, da presença de outras carências. Exemplo de dosagens de suplementos para quem vai manipular em farmácia:

  • Peptídeos ativos de colágeno (peptan ou verisol): 2,5g

  • Biotina – 1 mg

  • Zinco – 15 mg

  • Selênio – 100 mcg

  • Ácido ortosilícico estabilizado em colina – 10 mg

Se for comprar um colágeno pronto busque uma marca que contenha ingredientes como vitamina C, biotina, silício, que seja livre de corantes e conservantes e que tenha uma dose mínima de 2,5g ao dia. Exemplos de marcas:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags