Carnes processadas não são do bem

Carnes processadas como salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame, carnes secas ou defumadas tem sido ligadas a doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de intestino, estômago, mama e próstata.

As possíveis causas são os compostos produzidos no processo de processamento destes produtos, como compostos nitrosos (nitratos e nitrosaminas), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, aminas heterocíclicas e cloreto de sódio. 

Dietas ricas em processados costumam ser pobres em fibras. Fibras são carboidratos não digeríveis importantes para o bom funcionamento intestinal, para controle do colesterol e da glicemia. Muitas pessoas consomem diariamente apenas alface e tomate na salada, o que fornece pouquíssima fibra.

Fontes de fibras.jpg

Quanta fibra preciso consumir?

A recomendação média de fibras para manutenção da saúde e prevenção de doenças, como câncer de cólon é:

  • Crianças: 1 a 3 anos: 14 gramas

  • Crianças: 4 a 8 anos: 16,8 a 19,6 gramas

  • Crianças: 9 a 13 anos: 22,4 a 25,2 grama - Adolescentes: 14 a 18 anos: 25,2 a 30,8 gramas - Homens adultos: 34 gramas

  • Mulheres adultas: 28 gramas

Saiba mais em www.t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/