Frutas secas: boas ou ruins para você?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação às frutas desidratadas. Enquanto uns acreditam que é super saudável, outros não consomem de jeito nenhum, acreditando serem muito engordativas. Frutas, como ameixas, maçãs, uvas, tâmaras, figos, damascos, tâmaras e abacaxi, podem ser desidratadas até perderem praticamente todo o conteúdo de água, por meio de métodos de secagem.

Vantagens

Frutas secas demoram mais tempo para estragar, podendo ser armazenadas fora da geladeira. É um lanche útil especialmente para viagens longas. São super nutritivas, contendo mais fibras, vitaminas (com exceção da vitamina C) e minerais do que o mesmo volume de fruta fresca. São ótimas fontes de antioxidantes, especialmente polifenóis, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, a saúde digestiva e o risco de danos oxidativos.).

Desvantagens

Frutos secos são ricos em açúcares (glicose, frutose) e calorias. O teor de açúcares nas frutas secas varia entre 38 e 59%:

- Uva passas: 59% - Tâmaras: 64-66% - Ameixas: 38%

- Pêssego: 53% - Figo: 48%

Uma pequena porção de passas contém 84 calorias e, entre 22 a 51% das calorias das frutas secas vem da frutose. Como é fácil comer grandes quantidades por vez, a quantidade de açúcar no plasma pode aumentar a níveis não saudáveis. Algumas empresas também cobrem as frutas secas com mais açúcar ou xarope de glicose, o que aumenta ainda mais o problema. Leia sempre a lista de ingredientes dos produtos antes de comprar. Algumas empresas também acrescentam sulfitos ao produto, o que pode gerar cólicas, erupções cutâneas ou mesmo ataques de asma, em pessoas sensíveis. Os sulfitos são adicionados para preservar a cor do produto por mais tempo.

Fruta seca x fruta in natura

AMEIXAS

Ameixas são maravilhosas para o intestino e estudos mostram que o consumo de ameixas secas ajudam a manter ossos saudáveis e reduzir o risco de osteoporose.

  • 50g de ameixa seca: 120 kcal, 32g de carboidratos

  • 50g de ameixa in natura: 30 kcal, 6,5g de carboidratos

MAÇÃ

Sempre compro maçã desidratada quando vou viajar. Ocupa pouco espaço na bolsa, não mele, fornece calorias para não passar fome e é uma opção mais saudável do que a maioria dos alimentos dos aeroportos. As escolhas dependem dos momentos, da sua programação das outras refeições, de estar precisando de mais ou menos calorias... Veja a diferença entre a maçã in natura e a maçã desidratada:

  • 50g de maçã desidratada: 122 kcal, 33g de carboidratos

  • 50g de maçã in natura: 26 kcal, 7g de carboidratos

UVA

  • 50g de uva passa: 150 kcal e 39g de carboidratos

  • 50g de uva in natura: 34 kcal e 9g de carboidratos

FIGOS

VOCÊ ESTÁ PRECISANDO COMER MAIS OU MENOS CALORIAS E CARBOIDRATOS? A ESCOLHA DOS ALIMENTOS É MUITO IMPORTANTE!

  • 50g de figo seco: 142 kcal e 32g de carboidratos -

  • 50g de figo in natura: 37 kcal e 10g de carboidratos

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,