Dieta da primavera de acordo com o Ayurveda

O final do inverno e o início da primavera são uma estação aquosa de Kapha com temperaturas mais altas que duram de fevereiro a meados de maio. Lá fora, a neve derrete, deixando os rios cheios e lamacentos. As temperaturas quentes estimulam os brotos tenros e a seiva doce a correr na vasculatura dos bordos. Nossa paisagem interna reflete a da mãe natureza.

Assim que as temperaturas começam a subir, o padrão do corpo muda, de construção para liberação. Literalmente, o corpo queima mais gordura (da mesma forma que um cachorro troca de pelos). O final do inverno e o início da primavera são, portanto, estações ideais para iniciar uma nova dieta e perder peso. O jejum da primavera ajuda a limpar o sangue após um longo inverno de alimentos gordurosos e pesados.

A primavera é uma época de limpeza e renovação. A gordura Kapha junto com as toxinas derretem dos tecidos e vão para o sangue, tornando-o mais doce. Plasma sanguíneo e toxinas geram uma inundação de muco. Por isso, a primavera também é conhecida como a estação das alergias.

À medida que a camada de gordura do inverno começa a derreter no sangue, ela enriquece o sangue, aumentando o dosha Kapha. O sangue muito rico e espesso pode obstruir a circulação e o fígado. Muito parecido com um ganso recheado, seu fígado recheado começa a ficar tão gorduroso quanto foie gras.

O “calor” do fígado é responsável por movimentar esse sangue lamacento e metabolizá-lo. No entanto, o tempo frio mantém o coração lento e os vasos contraídos. Clinicamente, os sintomas do Kapha da primavera são rigidez muscular, acúmulo de placa arterial, muco e febre do feno, um tipo de rinite alérgica gerada pela reação ao pólen de certas plantas.

Podemos combater o excesso de Kapha com a dieta certa. A cúrcuma revigora o sangue, restaura a circulação, limpa o fígado e reacende o metabolismo (via rasa dhatu ou linfa). O final do inverno é a estação dos alimentos ácidos. A primavera é a estação dos alimentos amargos.

Tanto o sabor azedo quanto o amargo são colagogos. Um colagogo é qualquer substância que estimula o fígado e a vesícula biliar a liberar bile. Exemplos incluem dente-de-leão e limões. Como a bile é uma substância gordurosa, os colagogos auxiliam no processo de limpeza porque drenam o excesso de gordura do fígado e do sangue e as depositam, na forma de bile, no trato digestivo.

Nestas estações indicam-se produtos úteis para perder peso e controlar os desejos por comidas:

  • Gymnema Sylvestre – reduz o desejo por açúcar, regula os níveis de açúcar no sangue

  • Trikatu – Melhora o metabolismo e reduz Kapha

  • Triphala - Ação de limpeza intestinal e apoio à perda de peso

  • Guggulu isolado ou em associação com outras ervas – Auxilia no metabolismo da gordura e na desintoxicação

  • Neem – Reduz o desejo por doces

Ervas comuns no Brasil e Portugal:

  • Gengibre – Melhora a digestão, circulação e metabolismo

  • Cardamomo – Refresca o paladar e reduz os desejos por doces

Recomendações gerais para a primavera

  • Adira à uma dieta pacificadora de Kapha, favorecendo os vegetais amargos (rúcula, alho-poró, couve, bertalha) e ervas, como dente-de-leão, que auxiliarão no metabolismo da gordura.

  • Se apenas puder comprar um suplemento e estiver saudável, adote a Triphala, que ajudará a manter os intestinos mais limpos.

  • Evite alimentos pesados, oleosos, doces e salgados, como carne vermelha e laticínios.

Aprenda mais sobre Ayurveda aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/