NAC e doença de Parkinson

A doença de Parkinson (DP) está associada ao estresse oxidativo e à diminuição da glutationa (GSH) no cérebro. Assim, terapias que aumentam o GSH podem ter um efeito modificador da doença.

Em um estudo, a administração intravenosa de uma dose elevada de N-acetilcisteína (NAC), um conhecido antioxidante e precursor de GSH, aumenta o GSH sanguíneo e cerebral em indivíduos com DP e com doença de Gaucher e em controles saudáveis.

Contudo, não houve aumentos significativos no GSH cerebral, o que pode estar relacionado à baixa biodisponibilidade oral do NAC e às pequenas respostas sanguíneas fracionadas de GSH/GSSG. Estudos adicionais são necessários para caracterizar melhor os efeitos colaterais e explorar os efeitos diferenciais do NAC nas medidas de defesa antioxidante e dano oxidativo ou se a suplementação de glutationa lipossomal seria uma melhor estratégia.

Outras estratégias nutricionais no Parkinson são discutidas aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/