Questões da síndrome de Down (T21) que afetam o estado nutricional

- Hipotonia (baixo tônus muscular) pode dificultar a sucção, deglutição dificultando o aleitamento e a alimentação em diversas fases da vida. A #hipotonia também pode comprometer a prática de exercícios e esportes, resultando em menos atividade física. O baixo tônus ​​muscular pode resultar em diminuição do metabolismo com menores necessidades diárias de energia.

- Deficiência visual pode afetar a alimentação e a participação em esportes, contribuindo para ganho de peso. - Certas condições dentárias, incluindo atraso na erupção dentária e falta de dentes, podem dificultar a ingestão de alimentos saudáveis.

- O #hipotireoidismo inadequadamente controlado pode resultar em alterações no apetite e no peso, #fadiga e diminuição do desejo de praticar atividades físicas.

- Os distúrbios esofágicos podem levar à evitação de alimentos e resultar na diminuição da alimentação devido à incapacidade de engolir os alimentos facilmente.

- Obstrução intestinal, doença de #Hirschsprung, atresia duodenal congênita podem causar perda de apetite. Crianças com reparo cirúrgico prévio do trato intestinal, podem desenvolver uma complicação tardia chamada estenose intestinal, que pode diminuir a motilidade intestinal e, consequentemente, resultar na evitação alimentar.

- A doença celíaca mal controlada pode causar inflamação de células que revestem o trato intestinal, resultando em má absorção de nutrientes. A #doençacelíaca mal controlada também pode causar alterações nos hábitos intestinais, incluindo aumento da frequência das evacuações e diarreia, o que pode causar perda de peso.

- As infecções pulmonares agudas podem causar sintomas sistêmicos, incluindo perda de #apetite e, quando graves, podem resultar em diminuição da capacidade de atividade física.

- A apneia do sono inadequadamente controlada pode resultar em fadiga diurna e diminuição do desejo de praticar atividades físicas. A apneia também pode resultar em um metabolismo mais lento, o que aumenta o risco de #obesidade na #SD.

Cursos online:

1) nutrição na T21

2) Genômica na T21

Consulta de nutrição: andreiatorres.com/consultoria

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/