Introdução de papinhas na dieta do bebê

Dos 0 aos 6 meses de vida, bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno. A amamentação mata a fome, a sede e também oferece afeto, proteção e carinho ao recém nascido. Já a partir dos 6 meses de idade, o leite materno não consegue mais suprir todas as necessidades da criança, sendo necessária a oferta de alimentos complementares.

Entre o sexto e o sétimo mês de vida, além de frutas, a criança deve receber também a sua primeira refeição salgada. Esta deve ser composta de um tubérculo ou cereal (arroz, aveia, batata, mandioquinha, mandioca, milho) + uma proteína animal (carne de ave ou bovina) + uma verdura (acelga, alface, agrião, brócolis, couve, espinafre, repolho) ou legume (abóbora, abobrinha, beterraba, berinjela, cenoura, chuchu, pepino, vagem) . Em uma segunda fase há a adoção de uma leguminosa (ervilha, feijão, lentilha). A refeição deve ser preparada com óleo vegetal e temperos naturais em pequena quantidade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!