Vai fazer compras?

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O ideal é comprarmos sempre alimentos frescos, da estação, de preferência cultivados sem agrotóxicos. Se você come carne, dê preferência àqueles criados ao ar livre, e peixes criados fora do cativeiro. Não compre muita coisa para não estragar. O ideal é que frutas, verduras, carnes e ovos sejam comprados semanalmente. Também dê preferência aos cereais integrais e evite o consumo excessivo de alimentos industrializados (doces, balas, sorvetes, refrigerantes, carnes embutidas, vegetais enlatados etc).

Exemplo de lista de compras saudável:

  • Frutas: morango, abacaxi, limão, laranja, banana, melão, mirtilo, figo, mamão, manga, jaboticaba, abacate, goiaba, uvas, maçã, amoras, açaí, pera, kiwi, ameixa
  • Hortaliças: brócolis, couve-flor, abobrinha, berinjela, pimentão, espinafre, alho, cebola, alface, rúcula, tomate, broto de alfafa
  • Cereais: arroz integral, feijão, lentilha, quinoa, grão de bico, macarrão de arroz
  • Tubérculos: batata doce, inhame, cará, mandioca, cenoura, beterraba
  • Ervas e condimentos: pimenta, gengibre, canela, cravo, orégano, alecrim, açafrão, manjerona, salsinha, manjericão, sálvia, tomilho, hortelã
  • Alimentos de origem animal: atum, salmão, ovo, queijos
  • Proteína vegetal: soja, tofu, cogumelos, sementes, castanhas
  • Sobremesa: chocolate acima de 70% de cacau
  • Chá verde, chá branco, chá de hibiscus, chá preto, chá de ervas
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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