Como diminuir os gases (flatulência)

A flatulência ou um excesso de gases intestinais pode ser encômoda ou até mesmo embarassosa. Suas causas podem ser intolerâncias alimentares, sendo as duas mais comuns a intolerância ao leite e ao glúten. Mesmo não tendo intolerâncias a retirada de alguns alimentos da dieta pode reduzir o problema.

Vegetais: cebolas, repolhos, cenouras, brócolis, couve flor e leguminosas (feijão, ervilha, soja) podem produzir gases.

Frutose: um consumo excessivo de frutas açucaradas como uva passa, bananas, maçãs e seus sucos, assim como o uso do adoçante a base de frutose podem causar gases.

Fibras: importantes para o bom funcionamento do intestino, em excesso ou quando não habituado a uma grande quantidade podem produzir gases e causar má digestão. Não se esqueça que um consumo elevado de fibras deve ser acompanhado por um consumo apropriado de líquidos, especialmente água.

Laticínios: a lactose presente no leite e em seus derivados é uma causa comum de gases. Para os intolerantes que não querem parar de consumir laticínios a enzima lactase pode ser consumida sob a forma de suplementos (marcas comuns: Lactaid e Dairy Ease).

Adoçantes artificiais: utilizados para adoçar chicletes e outros produtos diet podem inclusive causar diarréia. Os mais comuns são sorbitol, manitol, e xilitol.

Alimentos gordurosos: batatas fritas, carnes gordas e molhos a base de óleos ou maionese podem causar gases e diarréia.

Bebidas com gás: refrigerantes e água carbonatada aumentam o conteúdo de gases no estômago.

Diminuindo estes alimentos seu desconforto possivelmente diminuirá.

Vários óleos essenciais também podem ser utilizados na massagem do abdomen, para diminuição dos gases, como lavanda, gengibre, hortelã-pimenta, cardamomo, eucalipto, bergamota e funcho. Aprenda mais no curso online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/