Menos de 1 mês para o verão

Dia 22 de dezembro o verão começa oficialmente no Brasil. O verão para muita gente é época de colocar o biquini e ir para a praia. Você pode curtir a praia com a idade que tiver, o peso que tiver, o corpo que tiver. Mesmo assim, muita gente decide emagrecer, seja por questões de saúde, seja por questões estéticas. Mas a pressa é inimiga da perfeição. O uso de pílulas, suplementos milagrosos, shakes caros aumenta. O problema é que eles não funcionam, não mudam hábitos.

Apesar do ganho de peso ter causas multifatorias, os fatores comportamentais são os mais importantes. Pílulas não acabam com o hábito de comer rápido. Shakes não reduzem a vontade de comer biscoitos, chocolates, balas, sorvete ou batata frita. A ação, o hábito de comer é desencadeado por um comando mental, por pensamentos. Assim, quem quer emagrecer precisa mudar a forma de pensar. Remédios para reduzir a fome não mudam pensamentos. É por isto que quando os medicamentos são suspensos o comer compulsivo volta.  Além disso, os efeitos colaterais de medicamentos para emagrecer podem ser horríveis, incluindo alterações de humor,
insônia, ansiedade, depressão, dor de cabeça, taquicardia, hipertensão, prisão de ventre ou diarreia.

Se quer mudar a forma como come mude o pensamento. Vegetarianos, por exemplo, não comem carne porque pensam que não querem comer outro ser vivo. Por isso, o hábito se desenvolve. Se eles acordassem pensando: há como será difícil resistir a um pedaço de bacon a vida seria difícil mas eles acordam pensando não gosto da ideia de comer seres vivos. E pronto. Não comem.

Quando uma pessoa que adora doces acorda pensando "será impossível resistir aos doces hoje" a vida fica mesmo insuportável. O que precisa mudar é o tipo de pensamento. Por quê ela quer comer chocolates? O chocolate não está sendo consumido apenas porque é gostoso. Um chocolate é gostoso, mas 10 chocolates de uma vez? O gosto desaparece. Quem come 10 bonbons de uma vez está comendo por outros motivos, por ansiedade, por insatisfação com a vida, por medo, por raiva, por tristeza.... 

Quando nascemos e somos amamentados com algo doce, cremoso (leite materno) nos sentimos nutridos e amados. Quando estamos tristes nossa mente automaticamente diz: já sei! Preciso de comida de criança, gordurosa, doce, cremosa como sorvete ou mousse de chocolate ou pizza... Só que na verdade a comida não nos ama nem nos faz sentirmos amados. E o pior: depois de comer algo, mesmo que delicioso, muita gente se sente infeliz, por estar doente, por estar com o corpo dolorido ou por estar com o peso acima daquele que faz a pessoa se sentir bem.

Você não tem que aprender a odiar sua comida favorita. Não tem que odiar chocolates. Mas deve aprender a não ser dominado pelos alimentos.  Tem que saber que o chocolate sempre estará ali quando quiser. Não precisa comer todos de uma vez. No curso online "Emagrecimento definitivo" você vai aprender como remodelar seus pensamentos para que o emagrecimento para este verão e para os demais, para o resto de sua vida seja não só possível como também muito mais fácil.

Baixe também o eBook gratuito:

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/