Mastalgia: alivie as dores nas mamas adotando uma melhor alimentação

Aproximadamente 80% das mulheres sofrem com algum desconforto relacionado à tensão pré menstrual. A mastalgia ou dor mamária é bastante comum neste período, mas a alimentação adequada pode contribuir para atenuar significativamente a dor, calor e inchaço das mamas.

O inchaço deve-se principalmente ao aumento do hormônio aldosterona. Alimentos ricos em vitamina B6 (piridoxina) e potássio modulam a produção do mesmo. Vá de  banana, arroz integral, batata, salmão, couve, fígado, manga, lentilha, feijão, espinafre, abacate, beterraba, açaí, ameixa, água de coco e tomate, batata doce.

A inflamação, dor e calor podem ser combatida com o aumento do consumo de ômega-3 presente em peixes como  atum, salmão e sardinha, na semente de linhaça e no azeite de oliva. Chás com efeito diurético, calmante e antiinflamatório também são sugeridos:  hortelã, camomila, erva cidreira, capim limão, gengibre, canela.

Alguns outros alimentos podem agravar o quadro de TPM. Evite alimentos industrializados, ricos em gorduras ruins, sal e corantes. Deixe de fora da dieta os embutidos (salsicha, linguiça, presunto), enlatados, condimentos industrializados e doces em geral. O glúten também pode estar inflamando. Estudos mostram que mesmo pessoas não celíacas podem ser sensíveis a esta proteína. Por isto troque os pães pelas batatas e tubérculos, os salgadinhos por frutas, o macarrão pelo arroz integral ou pela quinoa.

Converse com seu nutricionista sobre a suplementação de compostos com propriedades antiinflamatórias ou moduladoras de hormônios, como a vitamina E (antioxidante), o magnésio (envolvido no aumento da serotonina, neurotransmissor ligado ao bem estar), óleos como borrage e prímula, ricos em ácidos graxos com propriedades antiinflamatórias eficientes no alívio das mastalgias.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,