Comendo em momentos de estresse

Quando tudo vai bem, fazer escolhas saudáveis parece fácil. Mas e quando as coisas vão mal? O pote de sorvete, a caixa de bombons, o drive through da lanchonete ou o balcão do bar começam a parecer mais chamativos? A compulsão alimentar em momentos de estresse é algo comum para muita gente. 

Pesquisadores suiços publicaram na revista científica Neuron artigo que mostrou que os participantes que precisavam escolher alimentos durante momentos de estresse fizeram piores escolhas, em termos nutricionais. Isto porque a parte do cérebro responsável pelo autocontrole apresentava baixa conectividade. Ou seja, a medida em que o estresse aumentava o autocontrole decrescia e os participantes passavam a valorizar mais o sabor do alimento e o conforto proporcionado por ele do que suas qualidades nutricionais. 

Estes achados não são surpreendentes. Contudo, sabemos também que comida frita com cerveja confortam as respostas emocionais por pouco tempo. Os problemas não desaparecem e, a longo prazo, podem gerar mais problemas. Dentre eles estão o sobrepeso, a hipertensão e até desordens neurológicas. 

Por isso, saber parar, pensar, respirar e escolher apropriadamente deve ser ensinado (nas escolas, no trabalho, no consultório). As técnicas de atenção plena (mindfulness) podem ser aprendidas em 8 a 12 semanas e contribuem para o sucesso em situações de estresse, dor e para o tratamento de condições como compulsão alimentar, obesidade e diabetes.

Durante o período de treinamento trabalha-se para que possamos estar mais presentes, minuto a minuto. Além disso, é importante trabalhar também as fontes de estresse. Existem situações em sua vida que causam estresse e que são desnecessárias? Dá para mudar? Se der, trace as estratégias necessárias para que possa se livrar ou minimizar tais situações. Como mostrado no estudo da Neuron isto fará com que os hábitos saudáveis sejam mais facilmente mantidos.

Mudanças não acontecem da noite para o dia, mas com um bom plano e disposição para aprender técnicas, como a alimentação consciente (mindful eating) mais oportunidades aparecerão para que possa viver a vida que quer. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/