Sua alimentação está cheia de regras?

Cuidar do corpo e da saúde é legal. Mas as preocupações excessivas podem roubar a alegria da vida. Dois distúrbios vem preocupado mais e mais os cientistas: a ortorexia e a a dismorfia corporal.

O termo ortodoxia refere-se à obsessão pela alimentação saudável. Quando você passa a se privar das coisas que te fazem bem, como sair com os amigos e se divertir para não ter contato com alimentos considerados "inapropriados" sua vida perde em qualidade. Ou se as pessoas se afastam de você, porque você só tem um assunto: comida saudável, você perde experiências gratificantes. Além disso, restrições desnecessárias podem afetar seu estado nutricional. Observe sinais e sintomas como queda de cabelo, problemas de pele, funcionamento intestinal, nervosismo/irritabilidade ou falta de energia.  

A dismorfia ou transtorno dismórfico corporal refere-se à preocupação anormal com alguma característica física. Por exemplo, pessoas com dismorfia muscular podem acreditar serem muito pequenas, mesmo quando a massa magra já está extremamente desenvolvida. Homens com dismorfia não enxergam o real tamanho, podem se sentir pouco masculino e se excederem na atividade física. O aumento da massa magra vem sendo associado a benefícios, como redução do risco de osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e Alzheimer e Parkinson. Contudo, se a atividade física atrapalha a vida, ajuda pode ser necessária. São sinais de alerta: perder reuniões do trabalho ou outros compromissos importantes por estarem malhando, deixar de sair com a namorada ou outras pessoas importantes por estar sempre na academia, comprometer a renda com a compra excessiva de suplementos ou hormônios, gastar todo o tempo livre lendo sobre exercício e dieta, deixar de sair de casa por se sentir "pequeno demais". 

Dentre os tratamentos destacados na literatura está a Terapia Cognitivo Comportamental, que ajuda pessoas com transtornos a remodelarem os pensamentos errôneos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!