Consumo exagerado de açúcar é causa de várias doenças crônicas

A contribuição calórica do açúcar na dieta não deve ser maior que 10% ao dia. O motivo é que dietas ricas em açúcares simples são responsáveis pelo aumento da incidência de doenças cardiovasculares, doenças renais, resistência à insulina, obesidade, esteatose hepática, demência, envelhecimento, hiperuricemia (aumento do ácido úrico), cáries, dentre outros agravos.

O Brasil é um grande produtor e consumidor de açúcar

O Brasil é um grande produtor e consumidor de açúcar

O Brasil é um grande produtor de açúcar, tornando este alimento barato e facilmente disponível até em alimentos "salgados" como molho de tomate, sopas industrializadas, conservas de legumes, pães, embutidos (salsicha, linguiça, kanikama), torradas...

Um outra grande problema é que açúcar vicia pois provoca reações de prazer tão intensas no cérebro que acaba gerando compulsão justamente por alimentos doces. Mas não qualquer doce: você já viu alguém com compulsão por banana? Eu não e bananas são doces. Quanto mais açúcar se consome mais o paladar fica alterado e a busca acaba sendo por alimentos com sabor cada vez mais doce como aqueles feitos com xarope de frutose, que é ainda mais doce do que o açúcar da cana de açúcar (sacarose). 

Curso online: meditação e yoga no tratamento da compulsão alimentar

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!