Panelas 1

As panelas estão entre os utensílios mais importantes da cozinha. São vários os tipos de materiais. Cada um deles possui vantagens e desvantagens:

- Ferro: muito durável, de baixo custo e de fácil limpeza, porém pesado e de aquecimento lento. O ferro da panela é liberado no alimento, sendo útil para quem está anêmico. Existe também a panela de ferro esmaltada. Esta não libera ferro na comida. A principal desvantagem é que pode enferrujar.

- Alumínio: leve, de rápido aquecimento e fácil uso, porém pode liberar alumínio no alimento. Além disso algumas preparações tendem se aderir ao material e queimar rápido.

- Aço inox: bastante resistente à corrosão, mais bonito que o alumínio e de fácil higienização. Porém, o preço é maior, tem aquecimento mais lento, tende a escurecer com o tempo e pode liberar níquel (se tiver este metal na composição) nos primeiros usos. Para não arranhar, limpe com a parte macia da esponja.

- Teflon: tem a vantagem de não grudar, mesmo quando o cozimento do alimento é feito com pouquíssimo óleo. Porém, o cuidado no uso deve ser redobrado para não riscar pois o teflon pode prejudicar o funcionamento de glândulas. Use apenas colheres de silicone ou de madeira para mexer a comida na panela de teflon.

- Panela de vidro temperado: o alimento gruda mais fácil, aquece rápido e não libera nenhuma substância tóxica.

- Panela de barro: ótima para fazer molhos, feijão e ensopados mas demora mais para esquentar. O cuidado com a higienização precisa ser maior pois, por ser porosa, acumula mais fungos e bactérias.

- Cerâmica esmaltada: é fácil de limpar, é anti-aderente e conserva bem o calor. Existem marcas que liberam chumbo ou cádmio, por isso não compre panelas sem certificação de qualidade. Ontem fiz uma sopa usando essa panela. Ficou quentinha por muito tempo e depois foi super fácil de limpar.

Sopas não costumam queimar fácil e são fáceis de fazer. Misture os legumes e ervas de sua preferência, adicione uma xícara de quinua e cozinhe por cerca de 20 minutos. a Quinua agrega proteína à sopa, melhora o sabor e a consistência.

- Panela de aço cirúrgico: essa é a última moda mas ainda não possuo nenhuma panela de titânio pois são caríssimas. Mas pretendo comprar. São anti-aderentes, não liberam substâncias tóxicas nos alimentos e conservam bem o calor, além de serem fáceis de limpar.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags