Panelas 2

Prometi a mim  mesma que este ano iria cozinhar mais em casa. Na rua acabamos comendo mais besteiras, mais açúcar, mais sal... Hoje resolvi fazer um risoto em casa. Usei 1 xícara de arroz integral, 1 xícara de quinua em grãos e 1/2 xícara de chia em grãos. Coloquei tudo em minha panela de cerâmica. Ela está aqui em casa há meses e ainda não a tinha usado. As panelas de cerâmica tem como vantagens a facilidade de higienização e a beleza. Além disso mantém o alimento aquecido por mais tempo. Porém são mais frágeis e como esquentam rápido requerem maior habilidade de preparo para o alimento não queimar.

Bom, coloquei todos os ingredientes na panela e cobri com água. Deixei o fogo bem baixinho e fui fazer outras coisas. Rapidamente senti o cheiro da quinoa queimando (o odor é parecido com pipoca estourando). Por isto precisei voltar para a cozinha para ficar mexendo o arroz.Quando a água baixou adicionei creme de leite e molho de tomate caseiro. Ficou uma delícia. Há, sirva com uma salada!

109497250_1GG.jpg

Panela de cerâmica esmaltada

Vantagens:  fácil de limpar porque é anti-aderente, conserva bem o calor e não libera substâncias prejudiciais à saúde nos alimentos. 

Desvantagem: Não compre marcas muito baratinhas em feiras de bugingangas importadas. Algumas marcas, de procedência duvidosa, possuem metais pesados, como chumbo ou cádmio, na tinta usada para a pintura. Estes metais pesados podem contaminar o alimento trazendo riscos à saúde.

A moda agora é a panela de aço cirúrgico. Perguntam-me muito sobre ela. É bem mais cara que as outras panelas e possui vantagens já que não libera substâncias tóxicas nos alimentos, é anti-aderente, fácil de limpar e mantém bem o calor, economizando energia no momento da cocção.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/