Leite materno sabor fruta?

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, conseguiram comprovar que os alimentos consumidos pela mãe produzem efeito instantâneo no sabor do leite materno, facilitando a introdução de alimentos complementares após os 6 meses de vida do bebê. Isto porque as primeiras experiências em termos de sabor se dão pelas experiências que a criança tem com o leite materno. Se a mãe consome alimentos saudáveis durante a lactação o bebê já vai acostumando-se ao paladar dos mesmos. A pesquisa publicada na revista científica Physiology & Behavior, consistiu na administração de cápsulas com diversos flavorizantes. As mães forneciam aos pesquisadores amostras do leite materno com 2, 4, 6, e 8 horas após o consumo das mesmas. Foi encontrado que os compostos conseguem passar para o leite em diferentes taxas e velocidades, sendo o pico após 2 horas de consumo. Ao mesmo tempo que bebês amamentados são mais receptivos a novos sabores em fases posteriores da vida, o experimento também nos ajuda a entender porque alguns bebês rejeitam o seio caso a mãe consuma alimentos com odores fortes, como o alho.

Para saber mais:

Helene Hausner, Wender L.P. Bredie, Christian Mølgaard, Mikael Agerlin Petersen and Per Moller. "Differential transfer of dietary flavour compounds into human breast milk"Physiology & Behavior. Publicado on line em 15/05/2008.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/