Avaliação corporal por Bioimpedância

O exame de bioimpedância é um método moderno, indolor, rápido, seguro e de alta precisão, utilizado para estimar a composição corporal. Possibilita medir o percentual de gordura, de massa muscular, massa óssea e água geral e também por membros. Estima ainda sua idade metabólica e sua taxa metabólica basal. O aparelho emite por seus 4 eletrodos uma corrente elétrica imperceptível capaz de identificar a resistência de cada um dos tecidos do corpo, predizendo por meio de seu computador interno o % de cada tecido.  

Apesar destas vantagens o aparelho apresenta desvantagens pois não pode ser realizado em gestantes e em portadores de marcapasso. Além disso, para que os dados sejam fidedignos o cliente deve:

  • Ingerir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao exame;
  • Não consumir nenhum alimento nas 4 horas que antecedem o exame;
  • Não fazer exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem o exame;
  • Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao exame;
  • Não estar no período menstrual ou pré-menstrual no dia do exame.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Marque uma sessão e receba gratuitamente o curso online Alimentação Consciente. Agende duas sessões e receba também o curso online Emagrecimento definitivo. Agende três sessões e ganhe ainda o curso online sobre ganho de massa magra.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.