NíVEIS SEGUROS DE BISFENOL A EM EMBALAGENS

Notícia enviada pela Nutricionista Ana Beatriz Baptistella Leme da Fonseca - VP Consultoria:

As autoridades científicas declararam o bisfenol A (BPA), composto químico utilizado em algumas embalagens alimentares, como substância perigosa para a saúde. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) comprometeu-se a reavaliar todos os pareceres estabelecidos para o uso seguro desta substância, e a facultar informação actualizada sobre as suas deliberações. O bisfenol A (BPA), ou 2,2-bis(4-hydroxifenil) propano, é um produto químico que, utilizado em combinação com outros, é utilizado para fabricar plástico e resinas. Faz parte de alguns materiais utilizados em algumas embalagem alimentares, como o policarbonato plástico, usado em revestimentos internos das latas e das tampas de metal, no recobrimento de garrafas de água, biberões de bebés, entre outras.

Atualmente debate-se o risco que pode trazer uma ingestão acidental desta substância, devido à sua presença em alimentos que estão em contacto directo com embalagens que a contêm na sua composição. Estima-se que quantidades pequenas desta substância podem passar do plástico de policarbonato ou das capas de resina a alimentos e bebidas, quer pelo contacto quer pela decomposição ou deterioração do plástico. O risco para a saúde está associado a capacidade do bisfenol A interactuar com o sistema hormonal, já que se trata de um destabilizador endócrino, isto é, um agonista dos receptores de estrogéneo que pode afectar a fertilidade e a reprodução. Em Janeiro de 2007 a EFSA publicou a sua própria avaliação de riscos do BPA, na que estabeleceu uma DDR (dose diária recomendada) de 0,05 mg/kg de peso corporal. No entanto, e apesar de tudo, continua a ser uma substância autorizada na UE como material em contacto com alimentos.

Para saber mais:

-Qualfood Base de Dados de Qualidade e Segurança Alimentar (www.qualfood.com)

- European Food Safety Authority (www.efsa.europa.eu)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!