Potenciais risco à saúde conferidos pelas garrafas plásticas estão em investigação

Um grupo de peritos se reuniu em março deste ano para investigar e analisar 500 estudos científicos relacionados ao Bisfenol A (BPA).

Devido à complexidade do tema o grupo não conseguiu terminar as análises e marcou um segundo encontro afim de concluir o relatório. O bisfenol A (BPA) é um composto químico usado na produção de plásticos e resinas com policarbonato. Os plásticos com policarbonato são largamente utilizados em uma grande variedade de produtos incluindo embalagens para alimentos, bebidas, CDs, DVDs e equipamentos eletro-eletrônicos. As resinas são utilizadas como em pequenas quantidades com a função de proteger embalagens de metal. Estudos in vitro e em animais indicam que o BPA pode imitar o hormônio sexual feminino estradiol, o que pode causar toxicidade reprodutiva devido à exposição exagerada ao composto.

O relatório preliminar com 417 páginas pode ser encontrado no endereço: http://cerhr.niehs.nih.gov/chemicals/bisphenol/BPA_Interim_DraftRpt.pdf

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.