Plástico e doenças crônicas

shutterstock_67515259.jpg

O bisfenol A (BPA), composto utilizado na fabricação do plástico, já foi implicando no câncer, obesidade, problemas reprodutivosdiabetes, doenças hepáticas e cardiovasculares. Por isto, alguns países proibem seu uso em mamadeiras e chupetas.

O problema é que diversas outras embalagens como garrafas de refrigerantes, utensílios como colheres e conchas de plástico, filmes plásticos para embalar alimentos e recipientes tipo tupperware. O uso do bisfenol nos plásticos os tornam mais resistentes à lesões, arranhões e até a aquecimentos. O problema é que desde 2007 foi comprovado que o composto é absorvido pelo organismo, indo parar em nossa corrente sanguínea.

De acordo com estudos recentes, quanto maior é a concentração em nosso organismo maior são os efeitos deletérios. Estudo publicado este ano confirma mais uma vez a relação entre as concentrações de bisfenol medidas na urina (sinal de que foi absorvida) e as doenças cardiovasculares nos americanos. Mesmo assim, a própria Tupperware, a mais famosa fabricante de embalagens plásticas no mundo, diz não estar convencida com estas pesquisas e afirma não utilizar o bisfenol apenas em embalagens destinadas ao público infantil.

Se você está pensando em fugir dos plásticos, adote as dicas:

- Nunca aqueça os plásticos pois isto facilita a passagem do bisfenol para os alimentos. Ou seja, nada de colheres e conchas de plástico dentro da panela e nada de potes de plástico no microondas!

- Não cubra os alimentos com filmes plásticos ao menos que o mesmo não toque o alimento. Uma alternativa é substituir os filmes por papel manteiga.

- Gradativamente, vá substituindo as embalagens e potes plásticos da sua casa por aquelas de vidro temperado.

Fonte: 

David Melzer, Neil E. Rice, Ceri Lewis, William E. Henley, Tamara S. Galloway. Association of Urinary Bisphenol A Concentration with Heart Disease: Evidence from NHANES 2003/06PLoS ONE, 2010; 5 (1).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/