Dentista

Uma vez ao ano obedientemente faço uma visita ao consultório de minha dentista. Hoje foi o dia. Ainda bem que é sempre rápido pois na verdade não sou muito apaixonada por estas visitas. De qualquer forma estas consultas de manutenção são recomendadas a todos para prevenção de doenças bucais. Dependendo de cada indivíduo são realizados procedimentos como limpeza, raspagem, polimento dentário, revisão das técnicas de escovação etc. Além destas consultas, a adequada higiene diária e a escolha de alimentos apropriados contribuem muito para a saúde dos dentes e da gengiva.Isto porque os alimentos que comemos entram em contato com germes e bactérias que vivem em nossa boca. Se não escovamos apropriadamente uma placa se acumula sobre os dentes.

A combinação placa + carboidratos é transformada em ácidos que corroem os dentes por até 20 minutos. Os carboidrato estão presentes em alimentos como açúcar, pães, biscoitos, arroz e massas em geral são os principais responsáveis pela cárie dentária. Outros alimentos, considerados saudáveis, também contém açúcares em sua composição: frutas, verduras, leite e alguns vegetais são fontes de carboidratos. Refrigerantes, sucos adoçados e doces em geral também são alimentos ricos em açúcar. Isto não quer dizer que não poderá comer mais nada mas sim que seguir uma dieta balanceada, escovar os dentes após o consumo de alimentos e usar o fio dental devem ser hábitos aprendidos desde cedo. Evite também o consumo de lanches ou bebidas ricas em açúcar no intervalo das refeições ou quando estiver em locais onde não poderá escovar os dentes. Estudos mostram também que crianças africanas têm menos cáries. A dieta destas crianças costuma ser bem mais ricas em frutas e verduras e pobre em açúcares. Taí a dica!

Ingira também diariamente duas porções de alimentos ricos em cálcio. A calcificação dos dentes começam entre o 4º e o 5º mês de vida intrauterina então se você estiver gestante, planeje sua dieta cuidadosamente. Fontes de cálcio incluem leite e derivados e também vegetais verde-escuros. Para a melhor absorção do cálcio a vitamina D é essencial. Boas fontes incluem peixes, como sardinha e atum, ovos, sendo também produzida em nosso corpo quando nos expomos ao sol - mas cuidado com o horário!

A deficiência de vitamina A também é uma das causas de calcificação deficiente dos dentes. Fontes de pró-vitamina A (betacaroteno) incluem abóbora, cenoura e outros alimentos alaranjados. Alimentos ricos em vitamina C também são fundamentais para a boa saúde das gengivas por isto consuma diariamente frutas cítricas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags