Boca seca causa mau hálito - conheça as causas e saiba como lidar

São muitas as causas da boca seca, algumas patológicas (como diabetes) e outras não-patológicas (como a desidratação. Neste vídeo você conhecerá outras causas não patológicas para investigar se este for um problema que te encomoda:

Mau hálito matinal | Halitose não-patológica

Durante o nosso sono, há redução na produção de saliva e o pH da boca fica mais ácido. Com isso, vários microorganismos que causam mau hálito multiplicam-se. O mau hálito também pode ser causado por hipoglicemia, jejum prolongado, desidratação, cetoacidose, diabetes, baixa produção de saliva (principalmente entre idosos), disbiose intestinal, problemas no fígado e estresse.

Para a halitose matinal, uma boa escovação antes de dormir e ao acordar geralmente basta. Também é muito importante limpar a língua, que pode ter acordado cheia de fungos. Quando os cuidados básicos não resolvem a halitose um dentista deve ser consultado. As gengivas podem estar muito inflamadas, por exemplo.

Em relação à alimentação, é importante saber que uma dieta com quantidades exageradas de gorduras e proteínas acaba alterando os tipos de bactérias em todo o trato digestivo. Grande parte delas liberam odores que podem ser desagradáveis. Já pessoas que consomem mais vegetais e fibras vão ter outros tipos de bactérias colonizando o organismo e estas contribuem menos para o mau hálito. Existem ainda alguns alimentos com odor forte, como alho, cebola, couve, alcachofra, queijos envelhecidos, ovos, café, peixes, salame, presunto, mortadela, que podem também modificar o aroma da boca (e da pele).

Já a maçã é uma ótima fruta para combater a halitose, pois além de ser rica em fibras e água, estimula a salivação, um agente de limpeza bucal importante. Para idosos com xerostomia (pequena produção de saliva), podem ser indicados substitutos de saliva, medicamentos que lubrificam a boca e reduzem a ação de bactérias que produzem odores fortes.

Mantenha também os exames em dia, fazendo seu check-up anual e afastando doenças que podem modificar não só os cheiros do corpo mas também o bem-estar geral e a longevidade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags