bebidas energéticas x bebidas esportivas

Bebidas energéticas e bebidas esportivas são duas classes de produtos totalmente diferentes. Enquanto as primeiras são hipertônicas, as bebidas esportivas (como esportage e gatorade) são isotônicas, ou seja, contém as mesmas proporções de nutrientes encontradas em nosso sangue.

Por isso, as bebidas esportivas servem para reidratar, repor a glicose e o sódio; enquanto as bebidas energéticas (como bad boy, burn e redbull) não conseguem matar a sede. O nutriente mais importante nas energéticas é a cafeína, a mesma substância estimulante presente no café, no guaraná, em chás e no chocolate. Ou seja, se você quer ficar acordado, tanto faz tomar uma xícara de café ou gastar mais de R$5,00 em uma lata de bebida energética.

Indivíduos sensíveis à cafeína não devem abusar do consumo de bebidas energéticas uma vez que a mesma pode causar taquicardia, tremores e distúrbios do sono. Além disso, gestantes (que ficam mais suscetíveis a abortos), crianças e indivíduos com problemas cardiovasculares não devem fazer uso destas bebidas. Caso sua intenção seja re-hidratar use as bebidas esportivas, que tem uma concentração de açúcares mais apropriada e que auxilia a absorção de líquidos. Não misture também bebidas energéticas com bebidas alcoólicas já que as primeiras mascaram os efeitos tóxicos da segunda prejudicando todo o funcionamento do corpo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!