Bebidas probióticas reduzem a diarréia

Entre 5% e 25% dos pacientes hospitalizados sofrem com uma complicação do tratamento com antibióticos: a diarréia. Um estudo publicado online pelo British Medical Journal comprovou que as bebidas probióticas reduzem este quadro.

Mas o que são probióticos? A palavra grega probiótico significa "a favor da vida". Normalmente, significam bactérias benéficas que formam colônias no trato gastrintestinal. Incluem Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus bulgaricus, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium. Estas bactérias são a primeira linha de defesa contra microorganismos potencialmente danosos que inalamos ou ingerimos.

Os pesquisadores do estudo em questão identificaram 135 indivíduos hospitalizados em clínicas de Londres, com idade maior que 50 anos, fazendo uso de antibióticos. Os pacientes foram separados em dois grupos: o que recebeu um iogurte com probióticos e outro que recebeu um shake sem probióticos. Os movimentos peristálticos foram monitorados, assim como evidência de diarréia. Apenas 12% do grupo 1 apresentou diarréia, enquanto 34% dos indivíduos do grupo 2 relatou o sintoma. Além disso, no grupo 1 nenhum indivíduo desenvolveu a diarréia associada à bactéria Clostridium difficile, já no grupo 2 17% dos indivíduos tinham o microorganismo. Na Inglaterra, o tratamento do C. difficile pode custar até R$ 8.000 devido ao aumento dos dias de internação e ao uso de drogas. Ou seja, o tratamento com alimentos enriquecidos com probióticos reduz melhora a saúde e reduz os custos com a hospitalização.

Para saber mais:

Mary Hickson, Aloysius L D'Souza, Nirmala Muthu, Thomas R Rogers, Susan Want, Chakravarthi Rajkumar, Christopher J Bulpitt. Use of probiotic Lactobacillus preparation to prevent diarrhoea associated with antibiotics: randomised double blind placebo controlled trial. BMJ, online 29 junho 2007. Veja o artigo completo aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.