Seja saudável e ajude o planeta

Você sabia que pode melhorar sua saúde e ainda ajudar o seu planeta? É o que sugerem os especialistas de Harvard na edição de abril do Harvard Health Letter:

1. Ande ou pedale para o trabalho. Além de gastar calorias e exercitar seu coração, você ainda reduzirá as emissões de gases de seu veículo.

2. Durma cedo. Vários estudos identificaram uma correlação entre poucas horas de sono e o sobrepeso. Além disso, o uso do computador ou TV a noite aumenta o consumo de energia elétrica.

3. Desligue o ar condicionado. Os humanos controlam sua temperatura através de ajustes em seu metabolismo. Porém quando você regula a temperatura ambiente artificialmente acaba queimando menos calorias. Ao desligar o ar condicionado você também reduz o consumo de energia elétrica.

4. Coma os peixes certos. O consumo de frutos do mar pode ser saudável de muitas formas porém não compre aqueles de regiões poluídas e nem espécies ameaçadas de extinção.

5. Consuma frutas e hortaliças da estação. Estas são mais baratas. Além disso o transporte de vegetais de outros locais pode ser caro. Por isso, dê também preferência aos produtos produzidos em sua comunidade.

6. Não ingira medicamentos por conta própria nem consuma mais do que o necessário. Nosso corpo usa apenas uma fração do medicamento consumido. O restante é excretado. Produtos farmacêuticos na água podem afetar o ecossistema adversamente.

Para saber mais: Harvard Health Publications - http://www.health.harvard.edu/health/

Conheça meu livro: "O que aprendi em Harvard"

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!