Atleta e doente?

"Não se surpreenda se você acordar muito resfriado alguns dias após um treino ou competição intensa." Dr. David Nieman, P.H.

Exercícios regulares podem ter um efeito muito positivo na saúde em geral, porém exercícios de resistência podem aumentar a suscetibilidade à infecções em atletas. Isto se dá uma vez que os exercícios intensos e prolongados alteram o sistema imune aumentando o risco de infecções do trato respiratório.Hormônios do estresse aumentam após os exercícios. Esta abertura na janela do sistema imune pode durar até 72 horas, mesmo em atletas altamente adaptados aos treinos, aumentado o risco de infecções tanto por vírus quanto por bactérias.As pesquisas também mostram que hábitos nutricionais inadequados e estresse psicológico também aumentam a liberação dos hormônios associados ao estresse intensificando os efeitos negativos do treino excessivo.

Dicas para se manter saudável:

  • controle o estresse;
  • siga uma dieta balanceada;
  • descanse após os exercícios;
  • Durma suficientemente;
  • alterne dias de treinos puxados com treinos mais leves;
  • caso o exercício seja prolongado hidrate-se adequadamente ingerindo água e bebidas esportivas;
  • quando doente não exercite-se demasiadamente.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.