Avaliação nutricional completa

Para termos saúde nutricional nossa ingestão de energia e nutrientes deve estar em equilíbrio com as necessidades de todas as nossas células. Infelizmente não existe um único exame capaz de avaliar se estamos ou não com um bom estado nutricional. Desta forma, o nutricionista precisa utilizar uma combinação de métodos que forneçam indicativos acerca do estado nutricional de uma pessoa. 

Dentre os métodos utilizados estão a coleta da história clínica do paciente (atual e pregressa), o exame físico (cabelos, unhas, pele, mucosas, olhos), a avaliação antropométrica (peso, altura, dobras cutâneas, diâmetros e circunferências), avaliação da força muscular, condição de hidratação, avaliação bioquímica e imunológica (exames laboratoriais) e dietética (formas de avaliar o consumo de nutrientes e energia).

Cada técnica possui suas vantagens e desvantagens. A combinação de métodos fornecem mais indicativos sobre o estado nutricional e para a tomada de decisões acerca do plano alimentar, suplementação ou terapia nutricional específica.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!